0.00 (0 votos)

Projeto social apoiado pela LAMSA transforma ônibus em biblioteca itinerante.

Com o objetivo de popularizar a cultura e o hábito da leitura, o projeto “Livros nas Praças” inicia suas atividades em 2018 na próxima terça-feira (10). Um ônibus transformado em biblioteca percorrerá as zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro com cerca de 2 mil livros disponibilizados gratuitamente para a população.

Para ter acesso às obras, os interessados deverão mostrar a carteira de identidade e um comprovante de residência. Feito isso, será possível levar até dois livros emprestados, que deverão ser devolvidos em qualquer um dos locais em que o ônibus ficará estacionado.

O ônibus rodará a cidade até o dia 23 de junho. Neste período, oito praças públicas servirão de base para os leitores: Vila Olímpica da Maré (Maré); Praça Daniel (Cidade de Deus); Praça Corumbá (Botafogo); Praça Miranda Ribeiro (Madureira); Praça Ex. Combatente (São Gonçalo); Vila Olímpica de Santa Cruz (Santa Cruz); Praça Saiqui (Vila Valqueire); e Praça Rio Grande do Norte (Engenho de Dentro). 

Além dos cerca de 2 mil livros oferecidos, o ônibus possui cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos que queiram entrar ter a experiência de escolher seus títulos na biblioteca itinerante.

O ônibus biblioteca também oferece duas prateleiras de livros acessíveis: 60 livros com ilustrações em braile para crianças, além de livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e 30 livros em braile para adultos.

O projeto “Livros nas Praças”, apoiado pela LAMSA e Instituto Invepar, foi inaugurado em novembro de 2012 e já atendeu mais de 142 mil visitantes-leitores em seu ônibus literário.

Sobre a LAMSA

A LAMSA é a concessionária do grupo Invepar que administra a Linha Amarela, uma das mais importantes vias expressas da cidade do Rio de Janeiro. Sua construção, que completou 20 anos em 2017, marcou a história da cidade pela revitalização de grande parte das Zonas Norte e Oeste, com a chegada de diversos empreendimentos comerciais e residenciais à região. Hoje, nos 17,4 km de sua extensão, circulam diariamente em média 357 mil veículos, que contam com serviços 24h de atendimento médico e reboque. Mais de 600 profissionais atuam em funções operacionais e administrativas com foco na prestação.

Instituto Invepar

O Instituto Invepar, criado em 2000, tem a missão de mobilizar e apoiar as iniciativas de responsabilidade social do grupo Invepar, articulando as ações e potencializando os resultados dos investimentos sociais. A atuação do Instituto privilegia três áreas temáticas: Educação, Meio Ambiente e Esporte/Cultura, consideradas fundamentais para o desenvolvimento e valorização dos territórios de influência.

In Press Porter Novelli (Assessoria de Imprensa)
Christian Baeta - 6h às 15h
Telefones: 21.96674-6419 e 3723-8088

Caio Oliveira - 15h às 20h
Telefones: 21. 3723-8107
Celular de plantão: 21.96674-6419
e-mail: imprensalamsa@inpresspni.com.br

 

Classificação

Preço
Estado de produtos
Envio