0.00 (0 votos)

RIO DE JANEIRO, 12/04/2018

Realizar obras no escritório não é fácil e exige uma boa dose de paciência. Mas, como este é um ambiente empresarial e que geralmente possui uma grande circulação de pessoas, é importante realizar manutenções periódicas e preventivas para evitar problemas e garantir a boa aparência do espaço.

A arquiteta Sonia Acciaris, sócia do escritório Casa 3, no Rio de Janeiro, e especialista em projetos de arquitetura corporativa, explica que todo escritório precisa passar por obras e reformas a fim de apresentar um ótimo visual aos clientes, mas também garantir um ambiente de trabalho saudável para os funcionários.

Segundo a arquiteta, o primeiro passo que se deve dar para garantir o sucesso da reforma do escritório é começar seu planejamento com antecedência. Isso permite não só planejar os gastos e avisar equipes, como também contar com o trabalho de profissionais qualificados no desenvolvimento do projeto.

Conhecer as reformas que serão feitas, seus riscos, prazos, materiais, dentre outros detalhes, é algo muito importante para que o dono do espaço fique por dentro sobre o que irá acontecer em seu escritório. Isso também permite a montagem de um cronograma de compras, recebimentos e execuções que ajudam a mensurar o tempo que a reforma levará.

Sonia lembra que este é o momento perfeito para se aplicar a identidade visual da marca no espaço. Muitas empresas abrem em espaços bem impessoais e só têm a oportunidade de dar personalidade ao escritório na ocasião de uma reforma. Vale aproveitar a existência de uma equipe de arquitetos desenvolvendo um projeto e expressar sobre sua vontade de personalizar o espaço com a identidade visual da marca.

É possível adaptar várias ideias e inseri-las no espaço, deixando o escritório personalizado sem saturar a marca. Um exemplo é fazer através do uso de cores e formas, tanto na parede quanto no mobiliário, criando um ambiente único, mas em que facilmente podemos reconhecer do que se trata”, explica a arquiteta.

Ela também conta que optar por soluções flexíveis é uma ótima forma de fazer a reforma render ainda mais, principalmente se a empresa está em expansão. Soluções como o uso de divisórias móveis, tubulações aparentes, piso elevado, painéis de encaixe e móveis que podem ser movidos com facilidade propicia um rendimento ainda melhor do investimento feito na reforma.

Sonia finaliza lembrando que, antes de começar qualquer obra de reforma no escritório, é muito importante conversar com a equipe. Afinal, ninguém melhor do que as pessoas que passam a maior parte de seus dias neste espaço para indicar quais mudanças podem deixar o escritório não só atualizado esteticamente como também confortável para que a produtividade seja ainda melhor.

Classificação

Preço
Estado de produtos
Envio